Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Planos e Sistemas Sistema Único de Segurança Pública Plano Nacional de Segurança Pública

Plano Nacional de Segurança Pública

O Plano Nacional de Segurança Pública tem como objetivo aperfeiçoar o sistema de segurança pública brasileiro, por meio de propostas que integrem políticas de segurança, políticas sociais e ações comunitárias, de forma a reprimir e prevenir o crime e reduzir a impunidade, aumentando a segurança e a tranqüilidade do cidadão brasileiro.

PNSP

A solução para a complexa e desafiadora questão da segurança exige o efetivo envolvimento de diferentes órgãos governamentais em todos os níveis, entidades privadas e sociedade civil. Busca-se, com o estabelecimento de medidas integradas, aperfeiçoar a atuação dos órgãos e instituições voltadas à segurança pública em nosso País, permitindo-lhes trabalhar segundo um enfoque de mútua colaboração. Somente com essa participação conjunta, este programa terá efetividade e criará condições para o desenvolvimento de ações mais eficazes.

Este Plano está fundado nos seguintes princípios:

• Interdisciplinaridade,
  • Pluralismo organizacional e gerencial,
  • Legalidade,
  • Descentralização,
  • Imparcialidade,
  • Transparência das ações,
  • Participação comunitária,
  • Profissionalismo,
  • Atendimento das peculiaridades regionais e no estrito respeito aos direitos humanos.

O atendimento a esses princípios é uma condição para o seu sucesso.

Fonte: Secretaria Nacional de Segurança Pública.

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3