Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2007 09 Últimos aprovados no concurso de agente penitenciário tomam posse nesta quinta-feira
06/09/2007 - 11h02m

Últimos aprovados no concurso de agente penitenciário tomam posse nesta quinta-feira

342 novos agentes penitenciários aprovados no último concurso, que passarão a exercer cargo efetivo nas unidades prisionais do Estado, tomam posse nesta quinta-feira (6).

Toma posse nesta quinta-feira (6) a última turma de aprovados no concurso público de agente penitenciário do Estado de Alagoas. Serão 278 homens e 64 mulheres, perfazendo um total de 342 novos agentes penitenciários, que passarão a exercer cargo efetivo nas unidades prisionais do Estado.

Com a posse dos novos profissionais, o Governo cumpre a convocação, nomeação e posse de todos os classificados em concurso público. Somente no atual governo foram empossados 614 agentes penitenciários, totalizando um universo de 925 agentes efetivos no Sistema Penitenciário de Alagoas.

Para o intendente-geral do Sistema Penitenciário, tenente-coronel Luiz Bugarin, os novos agentes têm como missão a causa penitenciária. “Irão proporcionar maior qualidade ao serviço carcerário e dar grande contribuição ao processo de ressocialização de reeducandos, pois eles são peça fundamental na reinserção do custodiado à sociedade”, afirmou. A solenidade de posse vai acontecer às 8 horas da manhã, no auditório Aquatune, do Palácio República dos Palmares.

Após a posse, os novos agentes participarão da aula inaugural do Curso de Formação e Capacitação, que contará com a palestra “O Ser Servidor Público”, proferida pela diretora da Escola de Governo Germano Santos, Célia Leite.

Formação - As aulas do curso de formação e capacitação, que têm início no dia 10 de setembro - que iriam acontecer no Edifício Muniz Falcão (Antigo Fórum) - foram transferidas para a Academia da Polícia Militar de Alagoas, localizada no bairro do Trapiche da Barra.

O curso terá 225 horas de aulas teóricas e práticas, sendo concluído em oito semanas. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, nos horários de 8h às 12 horas; e das 13h30 às 17h30.

A formação e capacitação são pré-requisito para a efetivação no posto de trabalho. Os empossados terão em sua carga horária aulas de Defesa Pessoal, Legislação Penal, Direitos Humanos, Criminologia, Gerenciamento de Crise, Relação Interpessoal, Epidemiologia em Saúde, Comunicação e Expressão, Reintegração Social, Prática do Serviço Penitenciário e Papiloscopia.

Após as aulas teóricas os concursados passarão ainda por aulas de práticas de tiro e por um período de estágio supervisionado nas unidades prisionais.

Fonte: agencialagoas

Ações do documento