Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2008 11 Instituto de Identificação funcionará até às 18h
06/11/2008 - 15h23m

Instituto de Identificação funcionará até às 18h

Medida começa a partir desta quarta-feira, 12, e a previsão é de dobrar a emissão de até 240 registros por dia.

A Secretaria de Estado da Defesa Social amplia, nesta quarta-feira, 12, o horário de funcionamento do Instituto de Identificação de Maceió, localizado na rua Cincinato Pinto — Centro. Na próxima semana o órgão passa a funcionar de 7h até às 18h diariamente, sem intervalo para o almoço.

Com o novo horário, o Instituto de Identificação dobra a capacidade de emissão de documentos de 120 para 240 registros por dia. Este modelo de atendimento foi aplicado e bem sucedido nas unidades das Centrais de Atendimento ao Cidadão (antigos Já’s) do Farol e Mangabeiras, onde o Instituto ampliou a emissão de 40 para 80 documentos por dia e já atende sem o uso de fichas e filas.

Segundo o diretor do Instituto de Identificação, Kelmann Vieira, a medida vai solucionar um velho problema de atendimento ao cidadão. “Hoje a procura pelo serviço é maior que a oferta, e esta procura é muito alta no período da manhã. A curto prazo vamos suprimir a necessidade de fichas e filas, a exemplo das unidades das Centrais de Atendimento do Cidadão”, esclarece o diretor.

O Instituto de Identificação de Maceió está informatizado com equipamentos de alta tecnologia, possui um Live Scan, aparelho de scanner responsável pela captura da impressão digital, máquina para fotografias e assinaturas digitais. A disponibilização dos serviços em tempo integral foi possível após a informatização do sistema de emissão, e contratação de apenas um servidor, além do remanejamento interno de servidores de outros setores para agilizar o serviço.

Neste novo horário de funcionamento, a população vai poder contar com o serviço de oito funcionários, que estão sendo capacitados para operar o sistema com o equipamento.
De acordo com o diretor, a ampliação do horário era uma antiga reivindicação da comunidade e um compromisso do governo do Estado, que tem como meta a informatização, ampliação e interiorização dos Institutos.

Ainda segundo o diretor, o Instituto de Identificação de Maceió já chegou a acumular 35.000 carteiras de identidades, problema superado. Todos os documentos foram emitidos e em parceria com a Secretaria de Educação, foram enviados para as coordenadorias das cidades do interior. “Posso afirmar que não temos nenhuma pendência, agora o grande passo é ampliar o horário de expediente e cumprir nossa meta dos postos nas principais cidades do interior,” disse.

Interiorização - Até o momento, a interiorização do Instituto de Identificação já contemplou os municípios de Arapiraca, Senador Teotônio Vilela, e Matriz de Camaragibe, Palmeira dos Índios. A direção anuncia que nos próximos 10 dias o município contemplado será Delmiro Gouveia, e ainda este ano Penedo, e União dos Palmares.
  •  
 
Ações do documento