Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2012 01 - Janeiro Governador prioriza segurança nas escolas da rede pública estadual
16/01/2012 - 11h58m

Governador prioriza segurança nas escolas da rede pública estadual

A ação visa combater a violência e o tráfico de drogas nas escolas estaduais; os alunos também vão contar com atividades educativas

Governador prioriza segurança nas escolas da rede pública estadual

Por Agência Alagoas

 

O governador Teotonio Vilela Filho lançou, nesta sexta-feira (13), o programa Ronda Escolar que tem como objetivo reforçar a segurança nas escolas da rede pública estadual. A solenidade ocorreu no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), onde foram expostas as 22 viaturas da Polícia Militar que irão atuar nas unidades.

 

No evento, o governador ressaltou que a iniciativa das secretarias de Estado da Defesa Social e da Educação vai proporcionar mais segurança nas escolas da rede pública e evitar o tráfico de drogas na comunidade estudantil. “A ideia é proteger os alunos e atender as demandas dos diretores e professores”, disse.

 

De acordo com o secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário Cesar, serão 120 guardas armados que darão assistência e proteção a população estudantil e as instalações físicas. “Eles vão trabalhar diuturnamente, sempre com aparelhos celulares; a ronda estará sempre por perto”, assegurou Dário.

 

Além de proporcionar segurança, a ação também vai atuar na parte educacional e de orientação dos jovens por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). “Por determinação do governador, haverão atividades educativas para os jovens tratando sobre o uso de drogas”, afirmou o secretário da Educação, Adriano Soares.

 

Para o governador, a implantação da cultura de paz nas escolas é tão importante quanto a proteção policial. “Incentivar a paz entre as crianças, criar um cenário melhor para as futuras gerações é fundamental nesse processo de combate à violência”, defendeu.

 

O vice-governador, José Thomaz Nonô, aprovou o Ronda Escolar e considerou a ação estratégica no combate ao tráfico de drogas. “As drogas afetam a juventude. Os jovens estão na escola. Logo, a polícia nas escolas vai inibir a atividade do tráfico”, sintetizou Nonô.

 

O evento também contou com a presença do procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Eduardo Tavares, do representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Adriano Avelino, do secretário adjunto municipal da Educação, Marcelo Nascimento, entre estudantes, diretores, professores e militares.

Ações do documento