Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2014 02 - Fevereiro Secretário Eduardo Tavares é eleito presidente do Consene
13/02/2014 - 17h00m

Secretário Eduardo Tavares é eleito presidente do Consene

Escolhido por unanimidade, Tavares é o segundo gestor de Alagoas a assumir a presidência do Conselho de Segurança Pública do Nordeste

Secretário Eduardo Tavares é eleito presidente do Consene

Secretário Eduardo Tavares com os comandantes da PM e CBM, e a assessora do Consene, Jeanne Aguiar

Lucas Alcântara e Daniele Soares

O secretário de Estado da Defesa Social, Eduardo Tavares, foi eleito e empossado hoje (11) como o novo presidente do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (Consene). Realizada durante a abertura do 38º encontro do órgão, iniciado nesta quinta-feira em Aracaju-SE, a escolha do gestor foi uma decisão unânime entre os integrantes.

Eduardo Tavares é o segundo gestor de Alagoas a assumir a presidência do Consene desde que foi criado, em 1996. O cargo havia sido ocupado pelo ex-secretário Edmilson Miranda.

Para o secretário, “é uma honra para o Estado ocupar novamente o maior cargo do órgão de mais importância quando o assunto é segurança pública e estratégias integradas para a redução dos índices de violência em toda a região Nordeste”.

Durante seu discurso, Tavares destacou os resultados obtidos por sua gestão na SEDS e o empenho da chefia do Executivo Estadual para proporcionar um estado de paz aos cidadãos.

“A segurança dos alagoanos é uma das maiores prioridades do governo do Estado e é por isso que temos trabalhado arduamente. Tivemos nos últimos 20 dias grandes resultados, como a redução de 27% dos crimes violentos letais intencionais, assim como o desbaratamento de quadrilhas, prisão de traficantes, apreensão de drogas e veículos furtados”, disse.

Ao cargo de vice-presidente, os integrantes escolherem João Eloy de Menezes, secretário de Segurança Pública de Sergipe.

Encontro

O secretário Eduardo Tavares participa do evento acompanhado dos comandantes da Polícia Militar, coronel Marcus Pinheiro, e do Corpo de Bombeiros, coronel Gláucio Luís do Espírito Santo Alcântara; do delegado Flávio Saraiva, que representa a Polícia Civil; e do superintendente Osmar Mussi, da Polícia Federal em Alagoas; e da inspetora Vera Lúcia Pretto Cella, da Polícia Rodoviária Federal.

O 38º Encontro do Consene reúne secretários estaduais da Segurança Pública e da Defesa Social, comandantes das polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros. O evento está sendo realizado no Real Classic Hotel, na orla de Atalaia, em Aracaju.

Já no cargo de presidente do conselho, Eduardo Tavares participará amanhã (14) da 53ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), que será aberta oficialmente na noite de hoje (13) com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e das secretárias Regina Miki e Aparecida Gonçalves, da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, sucessivamente.

Consene

Criado em 1996, o Consene tem por objetivo fomentar a discussão dos aspectos relativos à segurança pública dos estados do Nordeste e o fortalecimento do intercâmbio de informações, bem como a realização de operações conjuntas, visando o combate à criminalidade na região.

Os integrantes se reúnem a cada três meses em locais e datas pré-definidos, onde são discutidas ações integradas de combate à criminalidade. A próxima reunião será realizada nos dias 08 e 09 do mês de maio, em Maceió.

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3